NOTÍCIAS

05/09/2013 -- 08:21

Paraguaçu deve oferecer em breve testes rápidos de HIV e Sífilis para gestantes e parceiros nas Unidades

Enfermeiras, farmacêutica e psicóloga participaram no mês passado de uma capacitação para implantação de testes rápidos de diagnóstico de Sífilis e AIDS em todas unidades de saúde de Paraguaçu Paulista.

De acordo com a psicóloga do SAE/CTA Mariana Azevedo Salatini, um total de 25 profissionais participou da capacitação.

"Foi feito para todas as enfermeiras da atenção básica da rede municipal de saúde, foram chamadas também as enfermeiras do Hospital e Maternidade, as enfermeiras do presídio também e o grupo de Vigilância Epidemiológica do estado convidou", disse.

Segundo Mariana, o grupo de Vigilância Epidemiológica chamou os municípios de Paraguaçu, Assis e Ourinhos, que são prioritários da região em relação a epidemia da AIDS para formar uma equipe para ser capacitada para atuar no Rede Cegonha, que é um programa do Governo Federal para atenção básica de gestantes e parceiros no pré-natal.

"O objetivo da Rede Cegonha é fazer diagnóstico precoce tanto de HIV como Sífilis para fazer a prevenção para que o bebê consiga nascer sem o HIV e também sem sífilis congênita, então quanto mais cedo for ofertado o teste, quanto mais rápido for o diagnóstico, melhor vai ser o tratamento e a não infecção dessas crianças", ressaltou.

A psicóloga destacou ainda que em Paraguaçu Paulista sempre houve o atendimento de pré-natal para as gestantes e também para parceiros. O que muda após essa capacitação, é que em vez de testes convencionais, as Unidades de Saúde poderão em breve realizar os testes rápidos. Para isso, haverá toda uma preparação das equipes de enfermagem.

"As enfermeiras elas tem que se programar em relação a organização do trabalho, algumas também em relação ao espaço físico, então a gente ainda não tem previsão de quando serão implantados os testes rápidos, mas a sorologia convencional é garantida e isso vai continuar existindo", finalizou.



Redação Paraguacity.com
Leia também!
Projeto Guri encerra neste sábado as inscrições para 13 cursos de música
As vagas são para os seguintes cursos: iniciação musical, canto coral, violino, viola clássica, violoncelo, contrabaixo acústico, flauta transversal, saxofone, clarinete, trompete, trombone, eufônio e percussão
Condenado pela justiça é capturado na Barra Funda
Por volta de 21h os PMs avistaram o homem que estava foragido e fizeram sua prisão, encaminhado ele para a cadeia de Lutécia.
Homem compra canário belga por R$10,00 na Vila Nova e acaba indo parar na Delegacia1
Enquanto andava pela rua com o pássaro na gaiola, o homem foi flagrado pelo proprietário do bicho, que partiu para cima dele a fim de resgatar o animal de estimação.
Homem tenta separar briga entre mãe e filho e acaba sendo esfaqueado em Lutécia1
Ele foi socorrido ao Pronto Socorro de Paraguaçu Paulista e permaneceu internado, em observação médica.
Após denúncia, PM apreende adolescente com drogas em Paraguaçu
O adolescente estava com seis trouxinhas maconha e R$32,00 em dinheiro e foi encaminhado à cadeia de Lutécia.
Jovem morre e três são internados após ingestão excessiva de álcool
Estudante cursava engenharia elétrica em Bauru. Festa "open bar" começou no início da tarde deste sábado (28).
» Veja a lista completa
Home Paraguacity

Notícias

Notícias
Brasil
Destaque
Esporte
Região

Destaques

Eleições 2012
Blog
3x4 da city
Charge
Comportamento
Galeria de Fotos
Petemfoco
Colunistas
VC Repórter
Classificados
Promoções
Fale Conosco
Quem Somos
Sua Conta
Expediente
Newsletter
Política de Privacidade
Acesse a versão clássica
Redecity. © 2015
Google Twitter Whatsapp Facebook