NOTÍCIAS

05/09/2013 -- 08:21

Paraguaçu deve oferecer em breve testes rápidos de HIV e Sífilis para gestantes e parceiros nas Unidades

Enfermeiras, farmacêutica e psicóloga participaram no mês passado de uma capacitação para implantação de testes rápidos de diagnóstico de Sífilis e AIDS em todas unidades de saúde de Paraguaçu Paulista.

De acordo com a psicóloga do SAE/CTA Mariana Azevedo Salatini, um total de 25 profissionais participou da capacitação.

"Foi feito para todas as enfermeiras da atenção básica da rede municipal de saúde, foram chamadas também as enfermeiras do Hospital e Maternidade, as enfermeiras do presídio também e o grupo de Vigilância Epidemiológica do estado convidou", disse.

Segundo Mariana, o grupo de Vigilância Epidemiológica chamou os municípios de Paraguaçu, Assis e Ourinhos, que são prioritários da região em relação a epidemia da AIDS para formar uma equipe para ser capacitada para atuar no Rede Cegonha, que é um programa do Governo Federal para atenção básica de gestantes e parceiros no pré-natal.

"O objetivo da Rede Cegonha é fazer diagnóstico precoce tanto de HIV como Sífilis para fazer a prevenção para que o bebê consiga nascer sem o HIV e também sem sífilis congênita, então quanto mais cedo for ofertado o teste, quanto mais rápido for o diagnóstico, melhor vai ser o tratamento e a não infecção dessas crianças", ressaltou.

A psicóloga destacou ainda que em Paraguaçu Paulista sempre houve o atendimento de pré-natal para as gestantes e também para parceiros. O que muda após essa capacitação, é que em vez de testes convencionais, as Unidades de Saúde poderão em breve realizar os testes rápidos. Para isso, haverá toda uma preparação das equipes de enfermagem.

"As enfermeiras elas tem que se programar em relação a organização do trabalho, algumas também em relação ao espaço físico, então a gente ainda não tem previsão de quando serão implantados os testes rápidos, mas a sorologia convencional é garantida e isso vai continuar existindo", finalizou.



Redação Paraguacity.com
Leia também!
Laurinha começa a fazer exames nesta sexta-feira, 29, no Hospital das Clínicas em São Paulo
A família agradece o apoio da imprensa e da comunidade, assim como de uma prima que mora em São Paulo. Os exames podem durar de 20 a 30 dias
Caminhão com produtos de limpeza tomba na Manílio Gobbi
Segundo informações da Polícia Rodoviária, o motorista não conseguiu fazer a curva
Inscrições para Miss Comerciária Regional podem ser feitas até amanhã na Biblioteca Municipal
As cidades de Cândido Mota, Palmital, Tarumã, Maracaí, Paraguaçu Paulista, Quatá, Pedrinhas Paulista, Cruzália, Florínea, João Ramalho, Borá e Echaporã estão recebendo inscrições.
Laura, o bebê de 5 meses, consegue vaga no Hospital das Clínicas, em SP
Ela segue de ambulância, com saída de Marília prevista para as 15h30 de hoje
Seletiva de teatro nesta sexta vai definir grupo representante de Paraguaçu no Mapa Cultural
A Trupe do Trupé apresentará "O auto de Antônio Santinho" e Os Avessos apresentará o espetáculo "Só por Deus".
Carreta de Paraguaçu com combustível tomba próximo a Bastos
Até o início da noite de ontem a vicinal estava interditada pelos bombeiros de Osvaldo Cruz, por conta do vazamento e do risco de explosão.
» Veja a lista completa
Home Paraguacity

Notícias

Notícias
Brasil
Destaque
Esporte
Região

Destaques

Eleições 2012
Blog
Charge
Comportamento
Galeria de Fotos
Colunistas
VC Repórter
Classificados
Promoções
Fale Conosco
Quem Somos
Sua Conta
Expediente
Newsletter
Política de Privacidade
Acesse a versão clássica
Redecity. © 2015
Google Twitter Whatsapp Facebook